Offline
IPVA 2025: Vence hoje a penúltima parcela para placas com finais 1 e 2 no Paraná
Por Administrador / Vinicius
Publicado em 22/04/2025 13:47
ECONOMIA

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm até esta terça-feira, 22 de abril, para realizar o pagamento da quarta parcela do IPVA 2025 no Paraná. Esta é a penúltima cota do imposto, que neste ano abrange cerca de 6 milhões de contribuintes em todo o estado

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o calendário de abril sofreu ajustes em razão dos feriados da Páscoa e de Tiradentes, o que modificou os prazos em relação aos meses anteriores. Enquanto as três primeiras parcelas seguiram o dia 20 como base, os pagamentos de abril se encerram a partir do dia 22.

Confira o cronograma completo para o mês de abril:

  • Placas 1 e 2: 22 de abril

  • Placas 3 e 4: 23 de abril

  • Placas 5 e 6: 24 de abril

  • Placas 7 e 8: 25 de abril

  • Placas 9 e 0: 28 de abril

A Sefa reforça que os contribuintes que optaram pelo parcelamento devem ficar atentos às datas para evitar juros e multas. Em caso de atraso, é aplicada multa de 0,33% ao dia, além de juros calculados com base na taxa Selic. Após 30 dias, a penalidade é fixada em 10% sobre o valor do imposto. Mais de 2,8 milhões de proprietários de veículos parcelaram o IPVA em 2025.

Pagamentos devem ser feitos por canais oficiais

As guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios nem por e-mail ou aplicativos de mensagens. Os contribuintes devem gerar os boletos exclusivamente pelos canais oficiais: o Portal do IPVA, os aplicativos “Serviços Rápidos” da Receita Estadual e “Detran Inteligente” (disponíveis para Android e iOS), ou ainda pelo Portal de Pagamentos de Tributos.

Entre as formas de pagamento disponíveis estão o Pix, por meio do QR Code da guia, com compensação em até 24 horas, e o cartão de crédito, que permite parcelamento em até 12 vezes — neste caso, é importante consultar as taxas cobradas pelas operadoras, que variam conforme a instituição.

 

A Secretaria da Fazenda também alerta para a existência de sites falsos relacionados ao IPVA. Para evitar golpes, é fundamental que o contribuinte utilize apenas os canais oficiais do governo, identificados pela extensão “.pr.gov.br”, ou os aplicativos oficiais do Detran e da Receita Estadual.

Comentários